Pesquisar no site

Prof. Dra. Sónia Matos Machado


A Prof. Dra. Sónia Matos Machado é licenciada e doutorada pela Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Licenciada desde 2001, realiza, desde essa altura, consulta de Psicologia e Psicoterapia, bem como despiste neuro-psicológico.

A Psicologia Clínica integrada no Serviço de Apoio Domiciliário procura intervir no acompanhamento psicológico fundamental no processo de adaptação à doença e comorbilidades por parte do doente e da sua família. A acção do Psicólogo visa trabalhar vários aspectos intrínsecos ao doente crónico no seu ambiente domiciliário, tais como estratégias para lidar com declínio funcional, a perda de autonomia, em situações como síndromes demenciais, patologias neuropsiquiátricas, perturbações de comportamento, e problemas emocionais associados. Esta intervenção pode ainda promover a capacitação do doente e família no seu processo de adaptação mas também da sua reabilitação, sendo o ambiente domiciliário um contexto privilegiado para este trabalho.

A avaliação de despiste de comprometimento neuro-psicológico tem como objectivos ponderar a existência de indicadores de algum tipo de comprometimento e apontar possíveis direcções para estudo posterior ou intervenção. É importante a realização desta avaliação, sempre que se observar algum sintoma ou queixa no funcionamento mental ou interpessoal e, também, a partir dos 65 anos.

A consulta de Psicologia pode abranger diversas temáticas e visa a avaliação e intervenção com vista ao bem-estar e melhoria da qualidade de vida e do estado mental. Para tal, frequentemente, é benéfico iniciar um processo de Psicoterapia, que se define por um conjunto de sessões de Psicologia com vista a produzir mudança emocional, cognitiva e comportamental.

Sónia Matos Machado tem vasta experiência em estados depressivos e ansiosos, problemas relacionais e emocionais, trauma, luto, THDA, estados demenciais ou outros comprometimentos cognitivos, perturbações alimentares, TOC, cessação tabágica e outros consumos bem como nos diferentes diagnósticos psiquiátricos.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}