A + Pesquisar no site A -

Neuropsicologia

A Neuropsicologia é a ciência aplicada que estuda a relação entre o funcionamento cerebral, o comportamento e a cognição, tanto em condições normais como patológicas.

O nosso cérebro é um sistema funcional complexo. Processos mentais como percepção, memória, raciocínio, leitura, escrita, aritmética entre outras, não estão limitados a uma área particular do cérebro, mas interligados de forma sistémica através de três unidades: I (tronco cerebral e sistema límbico); II (lóbulos parietal, temporal e occipital) e III (lóbulos frontais).

O nosso comportamento não depende exclusivamente do nosso cérebro, mas também da interacção com o corpo através das emoções, como defende António Damásio.

A Consulta de Neuropsicologia dos Miminhos aos Avós - Gaia integra duas valências independentes, embora complementares, que têm como objetivo a prevenção, o diagnóstico e a reabilitação das alterações cognitivas, emocionais e/ou comportamentais de origem neurológica, quer para adultos ou crianças:

a)       Avaliação Neuropsicológica: Meio complementar de diagnóstico que visa a identificação e análise compreensiva das dificuldades cognitivas, emocionais, comportamentais e funcionais de origem neurológica. Esta avaliação permite identificar as funções mentais superiores que se encontram afetadas e preservadas (ex.: atenção, memória, linguagem, funções executivas, praxias, …), assim como a extensão das perdas.

b)       Reabilitação Neuropsicológica: Programa estruturado e individualizado que integra um conjunto de atividades dirigidas a melhorar o desempenho cognitivo global, minimizando o seu impacto ao nível psicológico, emocional e da integração social.

Através de dados recolhidos através da observação direta do comportamento e da entrevista clínica que servem de base para interpretação de vários instrumentos formais de avaliação, (testes, escalas), é avaliado o desempenho de competências tais como alterações de habilidades como abstração, aprendizagem, processamento da informação, emoções (ex.: agressividade, impulsividade), funções motoras, atenção, percepção, memória, linguagem, raciocínio,  funções executivas.

O resultado desta avaliação é apresentado na forma de relatório e do agendamento de uma "reunião" em que além da partilha dos resultados são transmitidas algumas estratégias ao paciente, familiares e/ou cuidadores para uma melhor gestão das possíveis dificuldades identificadas. Estes resultados servem para a definição do programa de reabilitação neuropsicológica, que poderá incluir além da estimulação cognitiva, a consultadoria aos cuidadores e uma intervenção psicoemocional.

Na Miminho aos Avós - Gaia, a consulta de Neuropsicologia é da responsabilidade da Dra Bárbara Coelho.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução