Pesquisar no site

Quedas de idosos em tempo de chuva

 

O tempo de chuva é propício a acidentes e quedas. As quedas de pessoas idosas tornam-se mais recorrentes quando o piso está escorregadio. Uma queda em idades avançadas pode despoletar problemas de saúde mais graves e por isso é fundamental evitar que aconteçam.

O aumento das quedas em idosos é motivado por fatores relacionados com o próprio idoso, como a alteração da marcha. A diminuição da visão, do equilíbrio e da força muscular também podem originar quedas. Da mesma forma, alguns medicamentos, doenças, estado demencial, negação da fragilidade e ansiedade e depressão podem também provocar quedas.

Existem formas de prevenir as quedas quando o idoso vai à rua em tempo de chuva. O uso de calçado com borracha, fechado e sem salto alto. Sair acompanhado com pessoas que possam auxiliar em caso de escorregadelas e tropeções.

Além disso, é aconselhável evitar lugares escorregadios e com buracos. Se for necessário use escadas ou rampas. Opte por segurar corrimão (caso exista), ande em locais iluminados e evite roupas volumosas.

Em casa, existem exercícios que ajudam os idosos a movimentar-se melhor. Pode melhorar o tempo de reação, flexibilidade, equilíbrio e a força e diminui a perda de massa óssea.

Exemplos desses exercícios passam por sentar e levantar sem o idoso se apoiar.  Colocar o idoso em posição sentada e levantar a pena até à altura da cintura. Elevar lentamente as pernas.

Outros exercícios passam por erguer-se e baixar-se, ficando em pontas dos pés. Apoiando-se, dobrar e esticar os joelhos alternadamente. Com os pés apoiados, baloiçar, esticar o tronco com as mãos na cintura para a direita e para a esquerda. Ou caminhar sobre uma linha reta imaginária.

As quedas podem provocar fraturas, lesões nos músculos e traumatismos. Estas situações irão diminuir a capacidade do idoso de se movimentar e realizar as suas atividades do quotidiano. Em termos psicológicos, as quedas podem causar a alteração da autoconfiança e da autoimagem, vergonha, depressão e medo.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}