Pesquisar no site

Incontinência urinária, quais os tipos e causas da condição

Conhece os quais os tipos de incontinência urinária e sabe quais as suas principais causas.

A incontinência urinária é uma condição que pode ocorrer em homens e mulheres de qualquer idade. No entanto, é mais comum entre a população feminina e entre os seniores. Importa ainda perceber que a incontinência urinária pode ter caracter temporário ou ser uma doença crónica. Em ambas as situações existem formas de amenizar a doença.

Relativamente às causas associadas ao aparecimento da incontinência urinária podem ser diversas situações. Frequentemente, existe mais do que uma causa associada ao aparecimento da doença. Entre as causas mais comuns estão:  a fraqueza do esfíncter urinário ou músculos pélvicos; a existência de um bloqueio ao trajeto de saída da urina da bexiga (obstrução da saída da bexiga); o espasmo ou superatividade dos músculos da parede da bexiga (mais conhecido como bexiga hiperativa); a fraqueza ou atividade reduzida dos músculos da bexiga; má coordenação entre os músculos da parede da bexiga e o esfíncter urinário; o aumento da quantidade de urina e distúrbios funcionais (como por exemplo o AVC).

A incontinência urinária pode ser de vários tipos. A incontinência Urinária de Esforço (ocorre quando o esforço físico coloca pressão sobre a bexiga e a uretra é incapaz de permanecer encerrada). Incontinência Urinária de Urgência (é causada por contrações involuntárias da bexiga). Incontinência Urinária Mista (ocorre quando existem características de incontinência e esforço e da incontinência de urgência em simultâneo). Incontinência Urinária de Refluxo (ocorre quando a perda de urina acontece por sobredistensão de uma bexiga mais flácida). A Incontinência Urinária Funcional (quando por motivos de falta de mobilidade ou outros fatores não consegue chegar atempadamente à casa de banho).

No que toca à incontinência urinária existem algumas formas de prevenção que podem ser colocadas em prática. A correta ingestão de líquidos, alimentação saudável, ir à casa de banho sempre que necessita e exercitar os músculos pélvicos são algumas das formas de prevenir o aparecimento da incontinência urinária.

 

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}