Pesquisar no site

Idosos e quedas: o que fazer? Como evitar? Quais as consequências?

As quedas são um dos principais problemas dos idosos. Estima-se que cerca de 30 a 40% dos idosos que estão inseridos na comunidade sofrem de quedas com alguma frequência. Em alguns países, foram realizados estudos que indicam que as quedas são a principal causa de mortalidade acidental entre os idosos.

As quedas são uma das maiores ameaças para a manutenção da autonomia da população sénior. Mas afinal o que está na origem destas quedas? As quedas em idosos podem ser motivadas por diversos fatores. Podem estar relacionados com o normal processo de envelhecimento ou com influências externas.

Além do envelhecimento, também alguns fármacos, a situação ambiental e a atividade que o sénior está a realizar podem estar na origem das quedas. Para as evitar existem algumas medidas que podem ser tomadas.

Entre as soluções que podem atenuar ou evitar as quedas dos idosos estão a implantação de soluções que diminuam as barreiras físicas. Opte por aplicar barras de apoio, ter rampas em vez de degraus, eliminar tapetes, carpetes e outros objetos desnecessários no chão. Também é importante ter boas soluções de iluminação em todas as divisões utilizadas por idosos.

Importa ainda ter em atenção ao calçado que o sénior utiliza. O calçado além de ser confortável deve ter uma boa aderência ao piso. Desta forma evita que o idoso escorregue e entre em desequilíbrios que levam às quedas. Também as roupas não devem ser demasiado largas ou compridas. Os apoios à marcha devem ser os recomendados para o idoso em causa.

Não conseguiu evitar a queda? o que fazer agora? Em primeiro lugar tente perceber se o idoso tem dores muito intensas e se tem alguma mobilidade. Se o idoso tem muitas dores ou não se consegue mexer bem deve chamar assistência. Mantenha a calma e siga todas as recomendações que os técnicos lhe indicarem nesse momento.

Se o idoso não tem dores e se mexe bem deve ajudá-lo a sentar-se no chão. Após isso deve colocar uma cadeira próxima do idoso e ajudá-lo a sentar-se na cadeira. É fundamental que mantenha a calma e tente acalmar o idoso.

Por fim, no que diz respeito às quedas dos idosos o fundamental é prevenir que aconteçam. Porém também é importante que o idoso saiba o que fazer no caso de uma queda. Posto isso, deve ensinar o idoso a levantar-se. É importante saber pedir ajuda caso esteja sozinho em casa e manter a temperatura corporal enquanto não chega o auxílio.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}