Pesquisar no site

Idosos e a prática de exercício ao ar livre

 

A exposição ao sol é fundamental para a produção de vitamina D que ajuda a prevenir doenças e auxilia na produção de melanina. Também a prática de exercício é fundamental para a saúde e bem-estar da pessoa. E se puder aliar o exercício físico com a exposição solar em segurança é melhor ainda.

Nas faixas etárias mais elevadas o verão pode ser um inimigo da prática de atividade física ao ar livre em segurança. Com a chegada do verão, é importante que os idosos pratiquem atividades ao ar livre de forma segura. Isso irá beneficiar a sua saúde física e mental.

Os idosos são mais vulneráveis ao calor. Têm corpos que não se ajustam tão bem às mudanças de temperatura e podem ter condições médicas crónicas que alteraram as respostas do corpo ao calor. Além disso, há medicamentos que podem prejudicar a capacidade do corpo de regular a temperatura.

O calor pode-lhes provocar problemas como a síncope do calor (vertigem repentina), cólicas térmicas (aperto doloroso dos músculos do estômago, braços ou pernas). Podem ainda manifestar-se outros problemas como edemas de calor (inchaço nos tornozelos e nos pés) e exaustão pelo calor.

Existem algumas dicas para manter os idosos frescos em dias quentes. Evitar a exposição solar prolongada e durante o período de maior calor, beber muitos líquidos, comer frutas e legumes. Também deve optar por vestir roupa adequada para o calor e calçado mais fresco e confortável.

Independentemente do calor, é importante que os idosos pratiquem atividades ao ar livre. Para garantir a sua prática de forma segura é fundamental evitar as horas de maior calor. Apostar na hidratação antes e durante a atividade e procurar lugares à sombra. Alguns exemplos de atividades passam por participar em eventos comunitários, criar peças de arte, praticar atividades na água.

Participar em jogos que promovam o convívio, como os jogos de cartas e de tabuleiro. Aproveitar as zonas com sombra para passear, de preferência de manhã ou ao final do dia. Optar por fazer turismo específico para seniores. Outras opções como a pesca, jogar golfe ou aulas de atividades em grupo também são viáveis em alguns casos. Por fim, tratar de uma horta ou jardim, ler o jornal ou livros podem ser alternativas que permitam algumas horas de exposição solar em segurança.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}