Pesquisar no site

Envelhecimento precoce

O envelhecimento é um processo natural. Cabelos brancos e rugas são, geralmente, indícios de que estamos a envelhecer. Contudo, há formas de evitar que isso aconteça de forma precoce.

Os sinais mais visíveis de que estamos a envelhecer de forma prematura podem incluir rugas, manchas e queda de cabelo que acontecem antes da idade que seria expectável para acontecer. Cientificamente, o envelhecimento precoce decorre quando a idade biológica de uma pessoa é mais velha que a sua idade cronológica.

Quais os fatores que contribuem para o envelhecimento precoce? Existem alguns hábitos de vida que pode acelerar este processo, nomeadamente o consumo de tabaco, a exposição solar prolongada, a qualidade do sono, o stress, a alimentação, o meio ambiente, o consumo de álcool e cafeína, sedentarismo, posturas físicas inadequadas, desidratação, e baixa imunidade.

Como evitar então um envelhecimento mais rápido? Há estratégias que evitam que este processo ocorra de forma prematura, como por exemplo tendo cuidados com a pele, evitar hábitos como fumar e fazer exercício físico.

Além disso, é importante estabelecer uma rotina consistente para dormir, que é essencial para a regeneração do organismo e para manter a saúde dos órgãos. A alimentação saudável e equilibrada, hidratação e a gestão do stress são, também, formas de prevenir o envelhecimento precoce.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais