Pesquisar no site

Alergias

As alergias podem atingir as pessoas em qualquer faixa etária. Atualmente é considerada um problema de saúde pública por afetar entre 10% a 20% da população mundial. A gravidade das alergias varia de organismo para organismo, podendo causar desde uma irritação menor a anafilaxia, que poderá ser fatal.

A herança genética é a base para as alergias. Contudo, a mesma só será desencadeada com a exposição a determinados fatores ambientais. São vários os agentes que costumam causar alergias como fungos, insetos, ácaro, pólen, pelos de animais, alimentos e medicamentos.

No caso dos pólenes, estes são considerados os alergénios mais relevantes do ambientes exterior que provocam sintomas de alergia. Já as alergias aos ácaros podem provocar reações maioritariamente com implicações no sistema respiratório.

A alergia alimentar consiste numa reação aumentada do sistema imunitário contra determinadas proteínas dos alimentos. Existem ainda indivíduos muito sensíveis à picada de insetos. Podem ocorrer diferentes tipos de reações de hipersensibilidade após a picada, as de causa imunológica e não imunológica.

Por sua vez, a alergia medicamentosa é uma reação do organismo contra um medicamento que o corpo passa a considerar prejudicial. Os fungos podem também provocar situações de alergia, bem como os pêlos dos animais.

Uma vez identificada a causa das alergias é possível iniciar as medidas para prevenir o contacto e impedir os sintomas. Ao controlar o processo alérgico é possível ir melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Os principais exames utilizados em alergias passam por testes cutâneos de leitura imediata e de contacto. Podem ainda ser feitos exames laboratoriais, dietas de eliminação, testes de provocação e diagnóstico por imagem.

No caso das alergias a medicamentos e a alimentos, a solução mais eficiente é evitar os mesmos. Existem ainda remédios que permitem aliviar os sintomas. No entanto, no caso das alergias respiratórias, o tratamento mais eficiente é a imunoterapia específica. Esta funciona como uma vacina e que permite viver muitos anos sem sintomas das alergias.

Existem medicamentos que podem ser divididos em grupos distintos. Como medicamentos preventivos e anti-inflamatórios, que permitem combater a alergia e evitar o aparecimento de sintomas. Medicamentos sintomáticos para o alívio das queixas e controlo de sintomas de alergia. Podem ainda ser administradas vacinas antialérgicas, que visam modificar a evolução da doença alérgica.

 

Imagens

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia. Somos a Solução

Saber mais
{$mensagem_cookie}