A + Pesquisar no site A -

Avaliar para Reabilitar no Concelho de Sintra

O Centro Geriátrico Miminho aos Avós de Sintra, com sede no Algueirão e a Cercitop CRL, Cooperativa de Solidariedade Social, com sede em Mem Mem Martins, estabeleceram um Protocolo de Parceria, através do qual a intervenção integrada de ambas as Instituições se traduz em ganhos de autonomia e independência para os utentes.

No decorrer de um estágio da Universidade Católica a decorrer na Cercitop, desenvolve-se um estudo diagnóstico sobre os principais problemas sentidos / vivenciados pelos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário daquela Instituição.

O problema mais enunciado e com maior relevo na vida daquelas pessoas foi a perda de competências.

Para responder a esta situação a Cercitop desenvolve um Projecto, onde a parceria com a Miminho aos Avós é parte integrante, com o objectivo de devolver / treinar competências nos seus utentes domiciliários.

Assim, a Cerci, conjuntamente com a Miminho aos Avós, avalia a situação do utente e propõe soluções, onde a primeira garante que irão ser postas em prática as soluções encontradas e a segunda facultará os produtos necessários. Esta parceria contribui para que os utentes e respectivos familiares tenham conhecimento dos diferentes procedimentos e produtos de apoio existentes, que testem e treinem com técnicos especializados e que percebam a real mais-valia que determinado produto de apoio constitui para uma maior autonomia e bem-estar.

Para que as respostas encontradas sejam eficazes tem de existir uma estreita ligação entre a Miminho aos Avós, a Cerci, os utentes e seus familiares, tratando-se de uma intervenção muito personalizada.

Os Protocolos de Parceria, feitos por áreas geográficas, têm a duração que for acordada entre as partes, sendo no entanto, sujeito a avaliação semestral a realizar pelas Instituições intervenientes, podendo na sequência desta avaliação, qualquer das partes rescindir a parceria, sem obrigação de qualquer tipo em relação à outra.

Os Centros Geriátrico Miminho aos Avós existem para dignificar a vida de pessoas dependentes e é com esse objectivo que é uma mais-valia o Protocolo de Parceria entre esta rede, as Cercis e outras entidades de intervenção social.

Projectos como estes deverão ser alargados pelo país, tendo como finalidade proporcionar uma melhoria da qualidade de vida dos utentes que revelam algum tipo carência, quer seja social ou de competências. É de extrema importância uma avaliação individual e personalizada, permitindo soluções adequadas a cada caso.

Imagens

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução