A + Pesquisar no site A -

Idosos estiveram uma semana a aprender a fazer graffiti

Um grupo de idosos da zona de Alcântara, em Lisboa, terminou hoje uma semana de aulas sobre ‘graffiti’ a pintar um desenho numa das paredes da Lx Factory, de latas de spray na mão.

O plano era pintar no exterior, mas o tempo não ajudou, e por isso, a pintura final do workshop “Lata 65” acabou por ficar a decorar uma das paredes do teambox, um espaço da Lx Factory dedicado a acolher exposições. 

A ideia do “Lata 65” surgiu, “numa conversa de café”, explicou Lara Seixo Rodrigues, da organização.

Lara mostrou ao responsável do espaço Co-Work Lisboa, também na Lx Factory, um “projeto algo semelhante que tinha sido feito num país nórdico”.

“Em três semanas montou-se o projeto. Falámos com o centro paroquial de Alcântara, que acolheu bastante bem a ideia e juntou um grupo. Esta semana concretizou-se”, explicou.

Nas aulas, os idosos tiveram professores como os artistas urbanos Adrião e Miguel Januário, responsável pelo projeto mais menos.

Adrião ficou “impressionado” com a “força de vontade e a vontade de aprender ” que os idosos tinham. Para Miguel Januário, “perceber que pessoas com alguma idade têm essa força de vontade, de fazer coisas que podem ser conflituosas em termos geracionais,” foi “a maior lição de todas”.

Os participantes gostaram tanto do que fizeram que, revelou Lara Seixo Rodrigues, “já pediram no centro paroquial uma parede para estarem a pintar”.

Quanto a novos workshops, Lara garante que “gostava muito”, mas deixa o desafio a outros para também organizarem.

“Este grupo chegou-nos ávido de aprendizagem. Acho que isto pode ser replicado em todo o lado, as horas que aqui passámos, que foram poucas, souberam a pouco, mas enchem-nos a eles e a nós. É de facto uma experiência muito positiva”, disse. 

Lusa/SOL

Imagens

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução