A + Pesquisar no site A -

Dia Mundial do Combate à Pólio

Dia Mundial do Combate à PólioAssinala-se hoje o Dia Mundial do Combate à Pólio. A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma infeção muito contagiosa que causa deficiências físicas, em especial nas crianças e que, por vezes, é mortal.

O Vírus da poliomielite transmite-se através da ingestão de substâncias contaminadas por fezes infetadas, particularmente, água infetada. A infeção passa do intestino para todo o corpo afetando gravemente o cérebro e a espinal medula, levando por vezes à paralisia.

As crianças até aos cinco anos são as mais propensas a este vírus que se transmite de forma mais intensa durante os meses de verão e outono em zonas de clima temperado.

A presença do vírus da poliomielite é mais frequente em países onde os programas de vacinação são inexistentes ou disfuncionais. Atualmente, a pólio permanece endémica em apenas três países o Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Nos países industrializados a presença do vírus é muito rara, no entanto, o esforço de erradicação da poliomielite continua, pois, uma criança infetada coloca em risco milhões de crianças.

A poliomielite não tem cura e a vacinação é o principal método de prevenção da doença. A vacinação desta doença deve ser realizada aos dois, quatro e seis meses, sendo reforçada entre os cinco e os seis anos. Após os 18 anos apenas serão vacinados se nunca tiverem sido imunizados e viajarem para um país no qual ainda exista a presença do vírus.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução