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Exercícios aeróbicos, alongamentos e flexibilidade para idosos.

Exercícios aeróbicos, alongamentos e flexibilidade para idosos.Há pouco tempo não podíamos imaginar nossos avós irem ao banco sozinhos pagar as contas no correio electrónico, falar ao telemóvel, usar o computador, a continuar a conduzir, frequentar academias, universidades.
Por conta disso, a prescrição de exercícios físicos também acompanha essa evolução. 
Um bom programa de ginástica engloba o desenvolvimento de pelo menos três valências físicas para a manutenção da capacidade funcional: a força, a capacidade aeróbica e a flexibilidade.

A Força

Os trabalhos existentes comprovam que a musculatura do idoso responde bem ao treino de força de alta intensidade mostrando-se seguros e eficientes contribuindo significativamente para o aumento da densidade óssea, da massa muscular e força física. Isso tem relação direta com o equilíbrio da marcha e da postura importante na prevenção de quedas relacionadas à idade.

Músculos abdominais e lombares mais fortes ajudam a estabilizar a postura corporal, evitando dores cronicas e incapacidade física até para trabalhos simples.
A prescrição de exercícios para o idoso deve seguir alguns cuidados tais como: Os com pressão longitudinal (de cima para baixo), devem ser evitados assim como a preferência de movimentos deve ser dada aos exercícios na posição de pé porque a pressão gravitacional é maior nos discos intervertebrais na posição sentada do que de pé.

Os exercícios com pesos livres levam certa vantagem por estimularem pequenos músculos que participam na estabilidade do movimento. Entretanto, a execução deve ser a mais correta possível para não causar lesões e/ou desvios posturais. As máquinas proporcionam execução correta, isolamento de um grupo muscular e maior sobrecarga.

IN: http://www.copacabanarunners.net

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