A + Pesquisar no site A -

Alimentos que aquecem!

Alimentos que aquecem!
No Inverno, com as temperaturas mais baixas, procuramos algum conforto numa sopa ou numa bebida quente que nos ajude a aquecer. Mas será que a resposta para o combate ao frio está na temperatura dos alimentos?

Desde sempre, nos habituámos a consumir alimentos quentes, no Inverno, por acharmos que assim conseguimos manter-nos mais quentes.

No entanto, a ciência prova que nem sempre é assim. Por isso, elaboramos uma pequena lista com alguns alimentos que o podem ajudar a manter-se quente, durante esta época.

1. Café. Não é novidade nenhuma que o café ajuda a aquecer, não é verdade? Mas desengane-se se pensa que é a temperatura quente desta bebida que o vai ajudar a sentir calor. Na realidade, são as grandes quantidades de cafeína presentes no café que vão estimular o metabolismo, ajudando o organismo a queimar “combustível”, e dar-lhe a sensação de calor.

2. Gengibre. O gengibre ajuda o sangue a fluir, contribuindo para o aquecimento das extremidades e mantendo longe os calafrios.

Experimente adicionar gengibre nos seus pratos preferidos ou na sopa. No entanto, poderá maximizar os seus benefícios se comer a raiz crua. Outros vegetais de raiz, como a cenoura ou a beterraba, produzem efeitos semelhantes.

3. Pimenta Caiena. Embora qualquer pimenta o possa ajudar a aquecer, aumentado a sua temperatura corporal, esta variedade vai fazê-lo sentir este efeito durante mais tempo, graças à capsaicina – um químico com grande potencial termogénico – presente na sua composição. Jalapenos e habaneros são outras opções.

4. Amendoins. Os amendoins são ricos em vitamina B3 que facilita o fluxo sanguíneo e acelera o metabolismo. Ricos em gorduras saudáveis e proteínas, os amendoins são uma escolha inteligente em qualquer época do ano. Mas, com temperaturas mais baixas, são uma excelente opção para combater o frio.

5. Arroz integral. O arroz integral é um hidrato de carbono complexo que o organismo vai digerindo lentamente, produzindo mais energia e consequentemente aumentando a temperatura corporal.

6. Óleo de coco. Muito semelhante ao amendoim, o óleo de coco é rico em gorduras saudáveis que se transformam em “combustível” para que o nosso metabolismo produza energia.

7. Água gelada. Pode parecer uma contradição, uma vez que fomos levados a crer que as bebidas quentes é que são boas para nos aquecer, no entanto, a verdade é que a temperatura corporal basal aumentará para neutralizar os efeitos do líquido frio.

In: Atlas da Saúde

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução