A + Pesquisar no site A -

Como manter o bom humor durante o Inverno.

Bom HumorO clima e a luz do dia têm a capacidade de influenciar o nosso estado de espírito. Não é em vão que, no Verão, nos sentimos mais felizes e mais ativos. Se não sabe o que fazer para combater a neura no Inverno, este artigo pode ajudá-lo.

Um dos motivos que faz com que nos sintamos mais felizes nas estações mais quentes é a influência da luz solar.

De acordo com especialistas, a exposição à luz do sol estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina – responsáveis por trazerem bom humor, energia e regulação do ciclo do sono.

Para além das reações químicas que a luz solar traz ao organismo, também existem benefícios psicológicos. Na realidade, nos meses ou nas estações em que os dias são mais quentes, aumenta a vontade de interagir com os outros e, como consequência, também a boa disposição.

Não é à toa que, alguns estudos demonstram que, as pessoas que moram mais próximo dos trópicos sejam mais bem-humoradas e tenham mais energia.

E já que falamos em estudos, deixamos-lhe aqui mais um dado: há um maior número de casos de depressão registados nos países com menor incidência de luz solar.

Investigadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, fizeram um mapeamento no cérebro de 88 voluntários e descobriram a atividade de uma proteína que bloqueia a serotonina, o que leva a que exista uma maior propensão para desenvolver o mau humor, nestes casos.

Para evitar que isto aconteça, mesmo nos dias mais frios, é importante sair à rua para ter contato com a luz do dia. Para além de ajudar a ter bom humor, esta é também uma forma de estimular a produção de vitamina D.

Por tudo isto, tome nota da primeira dica: vença a preguiça e mantenha o convívio social. Não se esqueça de aproveitar o sol!

O exercício físico e a alimentação são outros fatores que ajudam a manter o equilíbrio do organismo.

Quando o corpo está menos ativo, ele produz serotonina em menor quantidade. Por isso mesmo, os psicólogos aconselham a que procure uma atividade e mexa-se! Vá a pé ao supermercado ou acorde mais cedo para fazer uma caminhada, caso não goste de ir ao ginásio.

A atividade física aumenta, ainda, a produção de endorfinas o que o ajuda a manter a boa disposição em qualquer época do ano.

Aumente o consumo de alimentos de origem vegetal e integral e evite os alimentos de origem animal, sintéticos, refinados ou processados. Deixe de lado o açúcar e abuse da água. Hidrate-se e mantenha o seu corpo feliz.

In: Atlas da Saúde

Imagens

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução