A + Pesquisar no site A -

Exposição explica à população o que é a Medicina Interna

Tem lugar no dia 8 de Janeiro, às 11h30, a inauguração da exposição “Medicina Interna – A Visão Global do Doente”, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, cujo evento pretende mostrar à população a vocação holística da Medicina Interna, uma especialidade médica que trata o doente como um todo e não apenas um determinado órgão.

A inauguração terá lugar no Átrio do Pólo dos Hospitais da Universidade de Coimbra e será precedida por uma conferência do Dr. António Arnaut sobre “O Futuro da Saúde em Portugal” no Auditório do Pólo HUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), às 11h.

A exposição é gratuita e estará patente no Átrio do Pólo dos Hospitais da Universidade de Coimbra,  até 25 de março de 2016.

Esta exposição, conduz-nos pelo percurso histórico da Medicina Interna enquanto especialidade - no ensino e na assistência clínica -, desde as antigas enfermarias de "Moléstias Internas" nos antigos hospitais, até à atualidade. 

Imagens e documentos, aparelhos médicos antigos utilizados nas enfermarias dos hospitais em Coimbra para diagnóstico e tratamento dos doentes, nomeadamente, esfigmomanómetros, estetoscópios, albuminómetros, aparelhos para determinação da pressão venosa, contam-nos a história da Medicina Interna, através dos fragmentos de um vasto e rico património do CHUC e da FMUC.

Retrata também o percurso histórico e a atualidade da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

A especialidade de Medicina Interna centra a sua abordagem na avaliação e compreensão do doente como um todo, estudando as interações entre os vários órgãos e sistemas. É uma especialidade predominantemente hospitalar, abrangendo a patologia do adolescente e do adulto, estendendo ainda a sua atividade aos cuidados paliativos em doentes com doença crónica.

Os especialistas de Medicina Interna dedicam-se, não só à prevenção, mas também ao diagnóstico e tratamento de situações não cirúrgicas, bem como situações críticas onde a falha de vários órgãos domina.

Fonte: Guesswhat

Imagens

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução