A + Pesquisar no site A -

Criada aplicação móvel de informações sobre saúde

Health HelpUm grupo multidisciplinar de alunos da Universidade de Vila Real desenvolveu uma aplicação móvel para ajudar os utentes a recorrer aos serviços de urgência dando-lhes indicações, por exemplo, sobre hospitais ou centros de saúde próximos ou tempos de espera.

A aplicação para dispositivos móveis “Health Help” (Ajuda Saúde, em inglês) permite também ao utente/utilizador obter notificações sobre o estado das consultas, análises, levantamento de exames e referências de pagamento, recebendo essas informações em tempo real, disse um dos orientadores do projeto, Paulo Moura Oliveira, citado num comunicado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Além disso, a aplicação disponibiliza ainda aos utentes a possibilidade de obter informações sobre o seu estado de saúde atual conseguindo, após uma série de perguntas, classificar de “forma subjetiva” a sua situação clínica, explicou outro dos orientadores, Eduardo Solteiro Pires.

Segundo o grupo de alunos, de Engenharia Biomédica, Engenharia Informática e Economia, a “Health Help” vai “atenuar as problemáticas sentidas” diariamente nos serviços de saúde, através do correto encaminhamento dos pacientes, levando à diminuição do congestionamento hospitalar.

“Aumenta, deste modo, a eficiência destes serviços, proporcionando um melhor e mais rápido atendimento”, frisaram.

Outro dos benefícios apontados pelos estudantes são a “autonomia e a partilha de informação entre hospitais e utentes”, melhorando a qualidade do atendimento.

“Através de estudos recentes, concluímos que grande parte das pessoas que recorrem às urgências o faz por não conseguir ser atendida nos centros de saúde e que, quatro em cada dez pessoas se queixam da demora dos resultados dos exames e do tempo desperdiçado na sala de espera, cujas condições de higiene e conforto desagradam a cerca de um terço dos utentes”, avançaram os alunos.

A aplicação “Health Help” foi apresentada no Angelini University Award 2015, concurso promovido por uma empresa farmacêutica que visa estimular a criatividade e inovação dos estudantes universitários sobre temas específicos da saúde, e selecionada entre os 16 melhores projetos.

Fonte: LUSA

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução