A + Pesquisar no site A -

Como manter os lábios hidratados

Lábios hidratados Durante o Inverno o corpo precisa de cuidados especiais. Sabia que os lábios são das zonas mais sensíveis e também a que mais descuramos? Neste artigo mostramos-lhe como pode manter os lábios hidratados durante esta estação.

O vento, o frio e a poluição são alguns dos fatores que condicionam a saúde da sua pele, e em particular dos seus lábios. A verdade é que, com a chegada do Inverno, e em particular com a descida acentuada da temperatura, a pele sofre alguns desequilíbrios.

Os lábios, por não possuírem glândulas sebáceas – responsáveis pela produção de sebo que promove a hidratação – são mais vulneráveis às ameaças externas, próprias da estação que se avizinha.

No entanto, os dermatologistas advertem que estes fatores – vento frio, ar condicionado ou sol – não são os únicos responsáveis pela pele seca ou gretada. Na realidade, o secar muito da pele é consequência de múltiplos fatores, inclusive do défice do consumo de água.

Além de se aconselhar o uso de batons com filtros solares, é importante que se beba água mesmo sem que haja sede. Isto porque, no Inverno, os lábios perdem hidratação causando uma sensação de secura e irritação, podendo haver lugar para fissuras, escamas e até mesmo pequenas feridas que causam grande desconforto.

Outra maneira de prevenir as fissuras é evitar passar a língua com saliva pelos lábios. Ainda que, num primeiro instante, a saliva possa trazer algum alívio, na realidade ela irá secar ainda mais a pele.

Este efeito ocorre porque a saliva contém cerca de sete enzimas digestivas preparadas para pré-digerir os alimentos, que embora não ajam nas mucosas são suficientes para agredir a pele sensível dos lábios.

De acordo com André Dourado, diretor da EMAC – Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto – a melhor forma de garantir uma hidratação prolongada dos lábios e protegê-los dos efeitos do frio é usar, com frequência, bálsamos protetores e regeneradores que, tal como explica, podem ser feitos em casa.

 

Estas soluções caseiras têm como principais ingredientes a cera de abelha e a manteiga de karité, que devem ser preparadas no seu estado puro.

Para manter a hidratação durante todo o dia só precisa juntar à cera de abelha derretida quatro colheres de óleo de jojoba e 20 gotas de óleo essencial de camomila.

Para obter um bálsamo hidratante e com efeito regenerativo, por exemplo, derreta em banho-maria uma colher de manteiga de karité, uma colher rasa de cera de abelha e uma colher de óleo essencial de rosa mosqueta, reconhecido pela sua eficácia no combate ao envelhecimento da pele.

Quando a mistura estiver completamente líquida acrescente 20 gotas de óleo essencial de camomila romana, que irá conferir um efeito calmante à pele dos lábios.

Depois de prontos, estes bálsamos devem repousar num recipiente pequeno, próprio para que o possa levar sempre consigo, até adquirir a consistência ideal.

O seu uso não tem qualquer limitação quanto à idade ou tipo de pele.

Pode ainda massajar os lábios com algumas gotas de óleo de amêndoas doces. Este óleo tem alto poder de hidratação e é rico em vitaminas A, B e E.

Outra opção é o óleo de macadâmia. Sendo muito nutritivo, é perfeito para hidratar os lábios. Basta que, antes de ir dormir, faça uma exfoliação caseira com açúcar e mel e, de seguida, massaje com este óleo.

A aplicação de compressas com chá de camomila também pode ajudar a aliviar os efeitos dos lábios gretados.

Fonte: Ana Santos

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução