A + Pesquisar no site A -

Autoexame mamário

Autoexame mamárioA investigação científica continua. Todos os anos são conhecidos novos tratamentos dirigidos para o cancro da mama. Apesar de, para já, não existirem soluções que evitem o seu aparecimento, a prevenção é essencial no sentido de salvaguardar a saúde feminina. Cuide de si.

A realização do autoexame não anula a necessidade de visitar regularmente o seu médico. Perante qualquer sintoma ou alteração, consulte-o de imediato e faça os exames de deteção que ele lhe passar.

O autoexame consiste na observação e na palpação da mama e zona da axila, com vista à deteção de nódulos e secreções. Deve ser realizado por todas as mulheres a partir dos 15 anos, todos os meses, após a menstruação.

O  duche é uma boa altura para fazer o autoexame mamário. A espuma do sabão facilita a palpação da mama.

As alterações de consistência, tamanho e aparência do peito são alguns dos sinais de alarme a que deve estar particularmente atenta.

Numa primeira fase, coloque-se em frente ao espelho e analise a forma, o tamanho e o aspeto de cada peito, de forma a detetar diferenças ou alterações entre eles

Na axila, passe a mão em movimentos circulares com os dedos esticados.

Procure fazer o teste sempre no mesmo dia do mês. Se já não for menstruada, escolha um dia certo do mês para fazer o exame e repita-o sempre no mesmo dia, para manter uma periodicidade mensal.

A palpação deve ser feita percorrendo as mamas e as axilas com a parte central dos dedos, evitando as suas pontas ou unhas.

De seguida, deite-se e coloque uma pequena almofada por baixo das costas do lado que vai examinar.

Pressione o seio, aperte suavemente os mamilos e veja se sai alguma secreção, pois esse pode ser um sinal de alerta.

Num movimento de vaivém, faça a palpação do mamilo até à periferia do peito, retornando ao mamilo.

Faça movimentos concêntricos com a mão, começando na área da periferia do peito até chegar ao mamilo.

Com os dedos esticados, faça movimentos percorrendo o peito desde a área próxima da axila até aos mamilos.

Ponha uma das mãos atrás da cabeça e utilize a outra para palpar o peito do lado oposto.

Observe a forma, a simetria, a cor e a textura da pele dos seios. Se tiver as unhas compridas, tenha cuidado, para não magoar a mama.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução