A + Pesquisar no site A -

Dia Mundial da Saúde Mental


Saude MentalAmanhã, dia de 10 de Outubro, é assinalado o Dia Mundial da Saúde Mental, o tema que marca este dia em 2015 é "Dignidade na saúde mental". Esta efeméride é assinalada anualmente pela Federação Mundial para a Saúde Mental (World Federation for Mental Health - WFMH).

Com esta temática, a Federação Mundial para a Saúde Mental pretende sensibilizar a população para a importância da dignidade na saúde mental, bem como mostrar que a dignidade pode estar presente em todos os aspetos da saúde mental, desde os cuidados prestados doentes até as atitudes das pessoas.

O Dia Mundial da Saúde Mental converge para a concretização dos princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, designadamente os princípios da prevenção, qualidade de vida, participação e inclusão.

Em Portugal, é nos mais jovens, entre os 18 e os 34 anos, que se verifica uma maior prevalência de doença mental estimando-se que 50,1% tenham pelo menos uma perturbação psiquiátrica. Neste grupo etário, as entidades mais referidas foram as perturbações da ansiedade, seguidas das afetivas e do abuso de álcool.

Grande parte da percentagem de perturbações de ansiedade é à custa das chamadas “fobias específicas” habitualmente associadas a um menor impacto no funcionamento global.

O único estudo epidemiológico que foi feito para a população portuguesa foi realizado pelo grupo coordenado pelos Professores Caldas de Almeida e Miguel Xavier da Faculdade de Medicina da Universidade Nova intitulado – “Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental” cujo primeiro relatório foi publicado em 2013. Desse estudo salienta-se que o grupo de doenças com maior prevalência anual (12 meses anteriores ao estudo) foi o das perturbações de ansiedade (16,5%), seguindo-se o das perturbações afetivas com 7,9%.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução