A + Pesquisar no site A -

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Aloysius AlzheimeEstima-se que existam cerca de 60 mil pessoas com doença de Alzheimer em Portugal. No mundo serão 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer.

A Alzheimer é uma patologia do cérebro de causa desconhecida, com agravamento progressivo, lento e irreversível, que afeta principalmente as funções intelectuais: a compreensão, a orientação, a atenção, o pensamento, a memória. É a forma mais comuns de demência, surgindo principalmente a partir dos 65 anos. O seu nome deriva do médico alemão que em 1907 descreveu a doença: Alois Alzheimer.

Não foi ainda descoberta a cura para esta doença, sendo que o tratamento é feito com recurso a fármacos que atenuam os seus sintomas.

Em Portugal realizam-se atividades neste dia relacionadas com a doença, como check-ups em centros hospitalares, bem como a Caminhada Solidária em 18 cidades assinalando o Dia Mundial da Doença de Alzheimer em Beja, Bragança, Aveiro, Barreiro, Braga, Cabeceiras de Basto, Campo Maior, Covilhã, Funchal, Ilha do Pico, Matosinhos, Oeiras, Penafiel, Portimão, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Pombal.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução