A + Pesquisar no site A -

Disfunção arterial associada à idade: causa identificada

Doenças cardiovascularesA doença cardiovascular, a causa número um de morte em todo o mundo, é frequentemente associada ao envelhecimento das artérias, que conduz à restrição do fluxo sanguíneo. Investigadores da Universidade de Missouri, nos EUA, identificaram uma causa da disfunção arterial associada à idade, um achado que pode conduzir a futuros tratamentos para algumas formas de doença vascular.

Neste estudo, os investigadores decidiram averiguar como os vasos sanguíneos eram afetados pelo processo de envelhecimento. Os cientistas focaram-se nas artérias mesentéricas, um tipo de artérias que fornecem o sangue ao intestino delgado, de ratinhos de 4 a 24 meses de idade. Estas idades dos animais correspondem aos 20 e 60 anos dos humanos, respetivamente.

Na ausência de estimulação, o diâmetro dos vasos sanguíneos dos ratinhos mais novos e idosos eram aproximadamente iguais. Contudo, quando estimuladas para induzir a dilatação, as diferenças entre os dois grupos etários ficaram evidentes.

Os investigadores verificaram que, tal como esperado, as artérias dos ratinhos mais novos dilataram. Contudo, quando realizaram a mesma estimulação às artérias dos ratinhos mais velhos, estas não dilataram. Quando analisaram a presença de nervos sensores, os investigadores observaram uma diminuição de 30% em torno das artérias mais envelhecidas, comparativamente com as mais novas.

O estudo demonstrou ainda que mesmo expondo propositadamente as artérias mesentéricas mais velhas a valores definidos de um neurotransmissor responsável pela dilação (CGRP), a capacidade de as artérias dilatarem era bastante reduzida.

Os investigadores concluem que são necessários mais estudos para compreender melhor por que motivo o envelhecimento afeta a distribuição dos nervos sensoriais e o desempenho do neurotransmissor. Contudo, a identificação deste novo mecanismo de disfunção vascular abre portas a estudos futuros que poderão eventualmente conduzir ao tratamento de condições como o acidente vascular cerebral e a doença cardiovascular.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução