A + Pesquisar no site A -

Imunoterapia mostra-se eficaz no tratamento da leucemia

LeucemiaUma terapia de combate ao cancro que programa as células do sistema imunitário do doente para limpar a leucemia linfoide crónica (LLC) mostrou-se eficaz a longo prazo.

Especialistas disseram que o tratamento é a vanguarda da imunoterapia, que consiste em persuadir o corpo a matar o cancro e pode um dia revolucionar a oncologia ao acabar com o uso da quimioterapia, um tratamento com muitos efeitos secundários.

O tratamento, conhecido como CTL019, foi desenvolvido pelo Abramson Cancer Center da Universidade da Pensilvânia e a Perelman School of Medicine, que agora reportam os primeiros resultados a longo-prazo num grupo de 14 pacientes.

Oito dos adultos envolvidos no estudo (57%) responderam ao tratamento: quatro apresentaram remissão de longo prazo e quatro com resposta parcial, segundo os resultados publicados na revista Science Translational Medicine.

A primeira pessoa a receber tratamento recentemente celebrou cinco anos livre de cancrno. Outras duas chegaram à marca dos quatro anos sem qualquer sinal de recidiva. A quarta estava em remissão há 21 meses, mas acabou por morrer devido a uma infecção após a cirurgia, sem relação com a leucemia.

Os investigadores relataram resultados em três pacientes adultos em 2011, mostrando que dois dos três entraram em remissão no primeiro ano de tratamento.

A terapia experimental é feita a partir das células do sistema imunitário dos próprios pacientes, também conhecidas como células T, recolhidas pelos investigadores e reprogramadas para procurar e matar o cancro.

Normalmente, o sistema imunitário tenta atacar o cancro mas não consegue, porque o tumor pode iludir as defesas do organismo.

As células T são modificadas para conter uma proteína conhecida como um recetor quimérico antigénico (CAR), que tem como alvo a proteína CD19 encontrada na superfície de células B cancerígenas.

Depois das células imunes serem recolhidas e reprogramadas, o paciente é submetido a quimioterapia para limpar o sistema imunitário antes de receber as novas células imunes.

Imagens

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução