A + Pesquisar no site A -

Cancro: terapia inovadora está a mostrar-se eficaz


UCoimbrama molécula, patenteada pela Universidade de Coimbra (UC) está a revelar a eficácia desejada no tratamento de vários tipos de cancro.

«Vários estudos e experiências realizadas em ratinhos, entre 2011 e 2014, provaram a eficácia da molécula Redaporfin», descoberta na UC, para o tratamento de diversos tipos de cancro: «através de terapia fotodinâmica» (tratamento inovador que «permite eliminar células cancerígenas de forma precisa»), afirma a UC numa nota ao qual a agência Lusa teve acesso.

De acordo com os ensaios realizados, «86% dos ratinhos com tumores diversos que foram tratados com esta tecnologia, seguindo exigentes protocolos de segurança, ficaram curados». Não foram observados efeitos secundários, como acontece com os tratamentos convencionais, como a quimioterapia.

Os testes efetuados «previram com rigor quando é que a resposta ao tratamento iria surgir, com que doses e em que circunstâncias seriam obtidos os efeitos terapêuticos no doente», refere o diretor da química medicinal deste projeto, Luís Arnaut.

Estão a decorrer ensaios com doentes oncológicos em hospitais portugueses até ao final deste ano e os resultados já conhecidos e validados cientificamente «fundamentam a expectativa» de que a terapia fotodinâmica com a molécula Redaporfin se revele «mais eficaz que as terapêuticas convencionais», admite Luís Arnaut.

Imagens

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução