A + Pesquisar no site A -

Gentil Martins, Prémio Miller Guerra de Carreira Médica em 2015

Gentil MartinsGentil Martins, ex-professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa e antigo bastonário da OM, foi o vencedor da segunda edição do Prémio Miller Guerra de Carreira Médica, no valor de 50 mil euros, a primeira dedicada à carreira hospitalar.

Gentil Martins, de 84 anos, é especialista em Cirurgia Pediátrica e Cirurgia Plástica, sendo autor de várias técnicas cirúrgicas inovadoras, e a distinção foi-lhe concedida pela sua «carreira exemplar dedicada ao serviço dos doentes e ao progresso da assistência médica em Portugal, não só na sua vertente tecnológica, mas também, e sobretudo, pela prática humanista no exercício da Medicina, como era apanágio de Miller Guerra», de acordo com uma nota da Ordem dos Médicos.

O júri do prémio, Instituído pela Fundação Merck Sharp Dohme e pela OM, composto pelo bastonário da Ordem, José Manuel Silva, pelo presidente da Fundação Merck Sharp Dohme, Toscano Rico, pelos presidentes das secções regionais do Norte, Centro e Sul da Ordem, por um outro membro da direção da Fundação Merck Sharp Dohme, por um membro médico da comunidade académica indicado pelo Conselho de Reitores e pelos presidentes da Associação dos Médicos de Medicina Geral e Familiar e da Associação dos Médicos de Carreira Hospitalar.

O antigo ministro da Saúde, António Correia de Campos, foi o membro escolhido pela Fundação para representar a sociedade civil.

O galardão será entregue a Gentil Martins na próxima terça-feira, na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa, em cerimónia que contará com a presença do ministro da Saúde.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução