A + Pesquisar no site A -

Idosos acompanhados pela Linha Saúde 24 Sénior

Idoso telefone Mais de 20 mil idosos estão inscritos na linha "Saúde 24 Sénior", um serviço que acompanha estas pessoas através de chamadas telefónicas quinzenais, para as orientar em função das suas necessidades, segundo o administrador da linha.

Este serviço, que é gerido pela mesma empresa que gere a linha Saúde 24 – Linha de Cuidados de Saúde (LCS) – e é acessível a partir do mesmo número (808 24 24 24), entrou em vigor a 25 de abril do ano passado.

“Temos mais de 20 mil idosos inscritos”, disse à Lusa Luís Pedroso Lima, acrescentando que o serviço liga a cada uma destas pessoas quinzenalmente para averiguar o seu estado de saúde, a sua mobilidade, dependência ou outras limitações.

De acordo com o responsável, são avaliadas nove dimensões da pessoa sénior, entre as quais o estado de saúde, o estado de isolamento social, o estado nutritivo, a propensão para quedas, a capacidade de autonomia emocional e de autonomia instrumental.

Existem apenas três critérios de exclusão de idosos deste programa: não podem ter dificuldades auditivas, têm que ter mais de 70 anos e têm que ter capacidade de mobilidade para se deslocar ao telefone, caso não tenham telemóvel.

Os idosos que são acompanhados pela linha são incentivados a controlar o seu estado de saúde, a realizar algum exercício físico ou a seguirem uma alimentação saudável.

Questionado sobre o nível de satisfação dos utentes com este serviço, o administrador da linha respondeu com uma situação que considera ser ilustrativa.

Tratou-se do caso de uma pessoa idosa que estava no programa, que faleceu, e cuja filha escreveu à Linha Saúde 24 a dizer que “a última coisa que a mãe tinha feito questão de fazer foi ir à farmácia medir-se, saber o peso para que nós pudéssemos determinar o seu índice de massa corporal e continuar a fazer o seu acompanhamento quinzenal”.

“Infelizmente veio a falecer passados uns dias, mas a filha fez questão de agradecer à linha o acompanhamento feito a esta pessoa em particular”, acrescentou.

Um lar, um idoso, uma dependência, a familia.  Somos a Solução