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Comece a cuidar do coração logo pela manhã.

A primeira refeição do dia deve ser completa, variada e equilibrada, combinando todo os nutrientes necessários ao organismo e fornecendo entre 20 a 25% das necessidades energéticas diárias, de acordo com as recomendações da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

 

Os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo são hidratos de carbono, gorduras, proteína, fibra, vitaminas e minerais. Todos devem ter lugar à mesa ao pequeno-almoço.

Os hidratos de carbono dão energia ao nosso organismo, e se forem acompanhados por alimentos ricos em fibra esse fornecimento energético irá ser gradual e constante, precavendo picos de glicémia e o consequente aumento do apetite e da fome.

Para além disso, a fibra também ajuda a regular o trânsito intestinal. Por sua vez, as gorduras, (insaturadas), ao fornecer energia, contribuem para o aumento da saciedade conferida pelo pequeno-almoço, assim como a proteína.

Já as vitaminas e os minerais são essenciais para que a energia possa ser adequadamente produzida para as várias funções básicas do organismo como, por exemplo, para o funcionamento correto adequado do nosso sistema nervoso.

Sempre que tomar o pequeno-almoço acompanhe-o com um copo de água ou chá, pois o corpo precisa de repor os níveis de hidratação.

Algumas opções saudáveis de pequeno-almoço:
1 copo de sumo de fruta + 1 fatia de pão integral + creme vegetal + 2 fatias de fiambre de aves
1 iogurte + 1 pão integral + creme vegetal + 1 peça de fruta
1 taça com aveia + 1 iogurte + fruta aos pedaços + 1 colher de sementes
1 batido (leite + 1 peça de fruta) + aveia + frutos secos


Fonte: Fundação Portuguesa de Cardiologia

IN: Vital Health

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